Cresce o número de corretoras de imóves no Brasil
Pesquisa realizada pelo Cofeci aponta mudanças: cresce participação feminina e aumenta a escolaridade entre os profissionais da categoria
Elas já são aproximadamente 30% do total de corretores de imóveis no país
Já não é de hoje que as mulheres estão invadindo o mercado de trabalho, a corretagem de imóveis. Nos últimos dez anos, o número de mulheres aumentou em 144%. Hoje, 20,24% dos profissionais que atuam como corretores de imóveis são do sexo feminino. A evolução da profissão, por gênero, mostra que a presença feminina tende a crescer.
E o número de corretoras de imóveis tende a crescer. Com a profissionalização do mercado, vai ser cada vez mais comum vê-las intermediando transações imobiliárias. Há os que crêem que o sucesso das mulheres na profissão se dá aos detalhes particulares que apenas uma dona de casa atenta, característica que garante o sucesso numa venda ou locação.
Mais formação
Cerca de metade dos corretores de imóveis tem nível superior e 50,97% têm curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) - o curso exigido para a concessão do registro profissional. Isso indica investimento em qualificação profissional, um reflexo da política de valorização da classe, adotada pelo Sistema Cofeci-Creci e pela exigências do mercado de consumo. A tendência é que o nível de formação seja cada vez maior. “Essa é uma realidade. O mercado exige profissionais cada vez mais gabaritados”.
Atualmente, bacharéis em Direito e em Administração predominam na profissão - são mais da metade dos corretores de nível universitário em atividade. Seguem profissionais graduados em Contabilidade e Engenharia. "Hoje, 65% dos corretores do Brasil possuem curso superior. "